Blog do Julio Falcão

Junho 07 2009
A Tarde Online

Auditoria flagra 1.035 servidores com duplo vínculo
Biaggio Talento | Agência A TARDE

O governo da Bahia identificou um novo foco de distorção na folha de pagamentos do funcionalismo: 1.035 servidores do Estado recebendo salários também no Ministério do Planejamento, num caso típico de “duplo vínculo ilegal”. Eles serão convocados para explicar a situação e podem ser demitidos se ficar comprovada a fraude.

Anteriormente, a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) havia descoberto 601 casos de servidores recebendo salários em duplicidade no governo baiano e em outros estados. O total de casos com algum tipo de irregularidade entre duplicidade, funcionários fantasmas e outros alcança 5.165, e esse número deve aumentar, pois o governo estadual resolveu ampliar o universo de investigação.

Na semana passada, o governo baiano assinou convênio com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para realizar uma ampla verificação sobre o duplo vínculo: haverá o “batimento de dados” da folha de pagamentos da Bahia com a de todas as repartições federais. A operação será efetivada através da análise do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) do governo federal e do Sistema de Administração de Pessoal do Estado da Bahia.

Além disso, o governo também vai iniciar a verificação da folha de pagamentos do Estado com as das prefeituras baianas. Os servidores contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) também estão passando por um recadastramento devido a denúncias de que alguns não compareciam ao serviço.

Entre as irregularidades mais graves constatadas até agora de servidores com benefícios indevidos, estão mortos inscritos na folha (com alguém sacando o salário), servidores que acumulam mais de um vínculo ilegal em estados diferentes ou os que tiram licença por motivos particulares e não retornam mais aos postos de trabalho, além de funcionários aposentados por invalidez permanente pelo Instituto Nacional de Seguridade Social e inscritos como servidores estaduais.

Matéria completa Aqui

.
publicado por Julio Falcão às 13:30

mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


22
23
24



pesquisar