Blog do Julio Falcão

Julho 28 2010

No microblog twitter, o candidato da oposição à presidência da República José Serra (PSDB) reafirmou, na madrugada desta quarta-feira (28) que não é verdade que irá “privatizar o Banco do Brasil”. Este tema tem sido tratado pelos tucanos como um calcanhar de Aquiles para a candidatura oposicionista. O PSDB chegou a elaborar uma cartilha para municiar sua militância de argumentos na defesa das privatizações realizadas nos dois governos FHC.

 

Por Gustavo Alves

 

A cautela se justifica pelo papel que Serra desempenhou no processo de venda das estatais. O tucano, que foi ministro do Planejamento durante o primeiro mandato do governo Fernando Henrique, teve papel central na definição do modelo a ser utilizado na época.

Mesmo durante a atual disputa, Serra já se manifestou favorável à privatização de novas áreas, como os aeroportos e estradas.

A privatização dos aeroportos foi defendida por Serra em entrevista à Rádio Tupi do Rio de Janeiro no dia 15 de julho. Na entrevista, o tucano destacou que "tem que fazer, sim, concessões das obras em vários aeroportos para fazer terminais, para fazer novas pistas. Aí, sim, a iniciativa privada pode entrar e fazer as coisas andarem mais rapidamente. Fazer um terminal é uma coisa que a iniciativa privada faz bem e ainda paga o governo por isso". Durante o programa Roda Viva da TV Cultura, Serra declarou sobre o programa de privatização de estradas “mas uma coisa eu garanto: se for feito, vai ser bem feito”, disse na ocasião.

Durante palestra promovida pelo jornal cearense O Povo, no dia 17 de maio, Serra reafirmou que "fui co-responsável pelo programa de privatização para repassar para a área privada atividades típicas da área privada. Nunca condenei o passado".

Durante a primeira parte do governo FHC, em que Serra esteve à Frente do Ministério do Planejamento, foram privatizadas a Companhia Vale do Rio Doce e o Sistema Telebrás.

Nos recortes abaixo, a revista Veja registra aspectos da participação de Serra no processo de privatizações.

 

  

   

 

 Fonte: Vermelho

publicado por Julio Falcão às 23:34
Tags: ,

mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

13

21

29


Blog no mundo
pesquisar