Blog do Julio Falcão

Junho 23 2010

Dilma abre seis pontos sobre Serra em pesquisa do Ibope

 

Por Laryssa Borges

 

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 38,2% das intenções de voto, contra 32,3% de José Serra, candidato do PSDB. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) na pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 7%. É a primeira vez nos levantamentos da parceria CNI/Ibope que a petista lidera a disputa. A margem de erro de é dois pontos percentuais.

 

Quando o levantamento CNI/Ibope oferece como opções apenas os três principais postulantes ao posto máximo do Executivo federal, Dilma tem 40% da preferência de votos contra 35% de Serra e 9% de Marina Silva. Em um eventual segundo turno, o cenário também é favorável à ex-ministra da Casa Civil. Dilma Rousseff venceria José Serra por 45% a 38% e bateria a verde Marina Silva por 53% a 19%.

 

Na pesquisa espontânea, quando ao eleitor não é apresentada uma lista de eventuais candidatos, Dilma também alcança a dianteira com 22%. Neste cenário Serra tem 16%, Marina Silva outros 3% e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pela legislação é proibido de disputar uma nova reeleição, tem 20%.

 

O desempenho de Dilma na CNI/Ibope é explicado pelo diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, por exemplo, pelo aumento substancial do conhecimento de Dilma diante do eleitorado. Atualmente, conforme o levantamento, 73% sabem informar que ela é candidata à presidência. Em março, período da última pesquisa, esse índice chegava a 58%. No mesmo cenário favorável, a rejeição à ex-ministra caiu de 27% em março para 23% em junho. Ainda assim, a pesquisa registra um recuo na preferência de voto no candidato aprovado pelo presidente Lula, variando de 53% em março para 48% nesta pesquisa.

 

Quanto à rejeição, o candidato do PSDB, José Serra, tem 30% do eleitorado que afirma que "não votaria nele de jeito nenhum para presidente". Há três meses a cifra negativa correspondia a 25%. No caso de Marina Silva, a rejeição atinge o maior patamar entre os três principais candidatos, com 29%. Em março, era 31% a parcela do eleitorado que afirmava não votar na candidata verde "de jeito nenhum".

 

A pesquisa CNI/Ibope foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16292/2010 e realizada entre os dias 19 e 21 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 140 municípios.

Fonte: Portal Terra

 

 

publicado por Julio Falcão às 19:09
Tags: ,

mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

14
15

21
25
26



Blog no mundo
pesquisar